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Este artigo foi escrito com muito carinho para você. Espero que goste!
"O todo é maior que a soma das partes". Aristóteles
Certamente, você já percebeu a importância do marketing para o sucesso da sua empresa, né?
Contudo, hoje, iremos trazer um conceito de marketing bem importante e que poucas empresas utilizam, pelo menos, aqui no Brasil.
O marketing holístico se refere a uma estratégia de marketing que considera a totalidade de um negócio. E todos os diferentes canais de marketing como um sistema.
Sob essa abordagem, uma empresa com diferentes departamentos se reúne. Assim, o marketing holístico cria uma imagem empresarial unida e positiva.
Aliás, a imagem da marca é mais importante do que você pensa.
Empresas são organismos vivos, formados por pessoas, e uma parte depende da outra. A saber, sempre fiquei intrigada com os padrões que existem entre organismos vivos e organizações empresariais.
Para qualquer um deles, sua motivação para a mudança evolutiva é voltada exclusivamente para adaptação e sobrevivência.
Assim sendo, uma empresa é como um organismo vivo que respira.
Ela é criada com a intenção de crescer e seu motivo principal é sobreviver.
Como qualquer organismo vivo, uma organização pulsa com vida e deseja florescer.
Frequentemente, as pessoas esquecem que a organização é composta de pessoas que mudam, crescem e têm percepções diferentes sobre as coisas.
Por isso, não faz sentido cada área trabalhar de maneira isolada.
Vamos entender os princípios do marketing holístico!
Princípios do marketing holístico
O marketing interno refere-se à gestão interna do sistema.
O departamento de marketing e à colaboração entre o departamento de marketing, e outros departamentos.
O marketing integrado envolve a estratégia de preços, estratégia de produto, estratégia de colocação, estratégia de promoção e estratégia de comunicação.
O marketing de desempenho concentra-se em diferentes atividades de negócios, como a forma de vender um produto, marca e valor do cliente, e as responsabilidades éticas e legais que uma empresa e um produto defendem.
O marketing de relacionamento é centrado no relacionamento que você mantém com seus clientes, funcionários, parceiros e concorrentes.
De fato o segredo que buscamos é que não existem segredos para o sucesso, apenas uma jornada implacável e inflexível para alcançar a visão e a missão que você definiu para si mesmo.
Como uma empresa envia uma mensagem unificada para seus clientes?
Então, para que o conceito de marketing holístico seja implementado corretamente.
Todas as atividades e ações precisam ser cuidadosamente planejadas, pois precisam buscar o mesmo objetivo. Portanto, este método permite focar nos clientes existentes, e construir relações fortes e familiares com eles.
Sobretudo a mentalidade dos clientes está mudando. Eles acreditam na compra de uma marca e não apenas do produto.
Com efeito, o marketing holístico capacita a empresa a construir uma marca entre todos os seus stakeholders.
De fato, hoje, as pessoas e outras empresas (seus clientes), antes de tomar qualquer decisão de compra, estão tomando muito cuidado para garantir que seu dinheiro valha a pena.
E, na prática, como funciona?
Cases de marketing holístico
Nesse sentido, um case bacana de apresentar é o McDonald's no Brasil, que mudou o letreiro de suas lojas para Méqui.
Acredito que você tenha acompanhando esse burburinho.
Assim, a empatia aliada a assumir riscos fez toda a diferença.
Afinal, somente colocando as pessoas no centro dos negócios, é possível fazer algo diferente.
Outro exemplo é a Nike. Certamente, quando se trata de visibilidade da marca, ninguém faz isso melhor do que a Nike.
Convido vocês a conhecerem a Let's Gym, e seu case incrível também.
Contudo, as empresas com forte reputação positiva atraem pessoas melhores.
Enfim, seus clientes são mais leais e compram uma gama mais ampla de produtos e serviços.
Então, a chave para ter uma imagem com a qual você possa crescer, é combiná-la com o seu mercado-alvo.
Conta para mim! Como está o marketing da sua empresa?